ACORDO DE COLOCAÇÃO

Contrato verbal ou escrito entre o PDV, o anunciante
e o vendedor do serviço, descrevendo as condições
de colocação da publicidade. As condições incluem
questões como o período de divulgação, local e tipo
de material.

ADESIVO DE CHÃO

Marcação de caminho para a promoção de um
produto ou serviço.

ANALISTA DE TRADE MARKETING

Profissional responsável por levantar e avaliar
números com base em relatórios repassados
pelos promotores nos PDVs. Verifica a execução de
ações promocionais. Usa os dados dos relatórios
para identificar oportunidades de novas ações e
estratégias.
O analista geralmente é uma pessoa que se
relaciona com todas as áreas, da equipe de campo
aos supervisores e coordenadores, e acompanha o
trabalho dos promotores, principalmente no âmbito
do planejamento da estratégia.
Entre as atividades desse profissional estão a seleção
e negociação dos melhores pontos de venda; estudo
do comportamento do shopper; orientação das
equipes de campo e análise de dados.

ÁRVORE DE DECISÃO

Sequência lógica e hierárquica que os shoppers
seguem em sua busca por produtos em um ponto de
venda.

Atacadista

Comerciante que pratica a compra e venda de produtos em grandes quantidades e em larga escala.

Atacado

Prática de comércio em alta escala, com transações realizadas entre produtores e grandes empresas mercantis de vendas no atacado e no varejo, objetivando que os produtos cheguem aos consumidores finais.

Atacarejo

Vendas em unidades ou lotes de produtos, feitas para comerciantes ou consumidores finais, realizadas em um mesmo local e com estrutura de baixo custo, para a diminuição de preços.
Comercialização de artigos, no varejo ou no atacado, com sistema de autosserviço, possibilitando preços inferiores aos do mercado tradicional. O mesmo que varejão.

AUTOMAÇÃO COMERCIAL

É um conjunto de métodos e processos, que através da utilização de softwares e hardwares, automatizam atividades da loja, visando um aumento na eficiência operacional. Embora diretamente ligada a ferramentas, ela influencia a operação do ponto de venda e está intimamente ligada à legislação.

 

BACKOFFICE

Estrutura que engloba a operação de trade marketing. Equipe que trabalha nos bastidores, não vai  campo, mas pensa toda a operação.
É a área que planeja a execução, os SKUs e todas as campanhas. Responsável por aspectos estratégicos e diretrizes operacionais, definição de objetivos e estruturação de parâmetros e ações.
Geralmente trabalham no backoffice o analista, que tem uma visão macro da  operação, acompanha relatórios e indicadores; e o coordenador, em alguns casos também chamado gerente, que recebe as informações de campo do supervisor e planeja estratégias

BOX PALLET

Caixa utilizada para o transporte e a apresentação
de mercadoria de grande volume nos PDVs. Mais
comuns em supermercados, hipermercados e
atacadistas.

VISITE NOSSO STAND