Como garantir sucesso de vendas dos seus produtos nas datas sazonais?
As datas sazonais podem abrir um leque de oportunidades para as empresas de todos os tamanhos. É possível aproveitar esses dias do ano para expandir o mercado de atuação e aumentar os resultados das vendas, principalmente se utilizando de planejamento e trade marketing.
É importante que sua empresa defina as metas para alcançar números mais altos durante essas datas. Planejar e pôr em prática ações focadas em cada uma das datas sazonais é fundamental para se destacar entre os concorrentes e vender mais.Por isso, é hora de rever o planejamento para escolher as estratégias que mais combinam com as características da sua empresa e você poder garantir sucesso no sell-out dos seus produtos nas datas sazonais.
Separamos para você algumas dicas para que possa explorar muito melhor esses momentos específicos para que sua marca se sobressaia nestes dias. Confira agora mesmo!
Por que é necessário se utilizar do trade marketing de datas sazonais para garantir suas vendas
Principalmente porque, em alguns períodos do ano, o movimento nos e-commerces e do comércio, de forma geral, é muitíssimo fraco. Então aproveitar os momentos em alta — que são as datas comemorativas e sazonais — para colocar em ação estratégias de trade marketing pode compensar tais períodos em que as vendas têm uma queda significativa, afetando a lucratividade dos negócios.
Diante disso, pensar em ações eficazes que atraiam consumidores nesses períodos em alta pode, em alguns casos, garantir um faturamento, acredite, excedente para o ano inteiro. E isso proporcionará excelentes oportunidades nos melhores meses durante o ano e propiciará uma organização para enfrentar os piores momentos.
Planeje-se antecipadamente
Em primeiro lugar, é necessário entender quais são as datas sazonais que fazem sentido para o seu público-alvo. Há algumas que são célebres e acabam impactando grande parte dos negócios. Porém, ao analisar por nicho, há determinadas celebrações que fazem mais sentido para um segmento do que para outro. Por essa razão, escolher as datas com antecedência definirá as ações de marketing e vendas que você trabalhará ao longo do ano.
Com as datas sazonais que entrarão no seu calendário de forma mapeada, o passo seguinte é antecipar o planejamento. Para que as campanhas possam atingir os consumidores e, realmente, convertê-los em sell-out, a antecipação é um ponto-chave. Há diversas questões que devem ser levantadas durante o planejamento, como as promoções que serão realizadas, condições especiais, canais de divulgação, além de questões que envolvem estoque e logística.
Além disso, é preciso atenção para os possíveis imprevistos. Um planejamento antecipado pretende evitar imprevistos, mas isso não significa que eles não devam aparecer. É necessário pensar em todas as situações que podem acontecer durante as datas sazonais, para assegurar que a sua marca estará bem preparada durante esses momentos.
Ou seja, apesar das precauções que serão tomadas, é importante levantar quais são as situações que oferecem risco que poderão acontecer e quais são os planos de ação para contorná-las. Para tanto, faça combinação de hipóteses, observações de tendências de mercado e confira dados para validar suas previsões de maneira mais assertiva.
Também recomendamos prever como será a interação dos consumidores com as campanhas propostas nas datas sazonais. Há empresas que já utilizam de recursos interativos para unir o significado da data com a experiência proporcionada ao consumidor.
Conheça as necessidades do seu shopper
Talvez seu produto não se encaixe com a temática de uma certa data. Essa questão é outro fator que deve ser bem calculado. Tome como exemplo o Dia das Crianças. Caso o seu produto, por exemplo, seja destinado a maiores de idade, essa data não seria utilizada para as suas estratégias.
Então, estar atento a detalhes importantes como esse evita esforços desnecessários e medidas que não vão gerar nenhum retorno frente ao seu shopper.
Esteja próximo de seu público
Estabelecer um posicionamento da sua marca, garantindo uma proximidade com o seu público-alvo, é uma excelente estratégia de engajamento. Isso por ser feito por intermédio das redes sociais, tão importantes para a criação dessa relação mais estreita.
A vantagem aqui é que você não precisa estar próximo a uma data sazonal: isso pode ser feito aos poucos, reafirmando a presença da sua marca na mente do shopper.
Utilize o tom de voz certo
Uma campanha sazonal pede um tom de voz que aproxime sua marca do cliente. Dessa forma, o que você quiser transmitir chegará a ele com mais clareza mesmo no PDV. Por esse motivo, utilizar um discurso convincente que, além de valorizar o produto em questão, agregará valor ao seu negócio, pode atingir em cheio o consumidor.
Selecione, dê prioridade e faça ajustes dos seus produtos e serviços
Depois de fazer uma lista com as datas sazonais mais relevantes para o seu tipo de negócio, é hora de selecionar os produtos da loja que mais combinam com cada ocasião listada.
Embora existam produtos que, sem dúvidas, são bastante característicos e têm uma saída já prevista, o mais importante é ajustar de acordo com o seu negócio. Se não possuir, por exemplo, produtos ou serviços que fazem parte de um rol mais tradicional, é possível investir em elementos diferentes, como posts temáticos nas redes sociais, um layout comemorativo no website do seu negócio e uma decoração específica na loja física.
Cuide da logística nas datas sazonais
Independentemente de ser e-commerce ou comércio tradicional, a logística precisa ter estrutura e planejamento similares: controle, execução, transporte eficiente e armazenamento seguro de mercadorias. Otimizar a produtividade e aumentar a eficiência na gestão logística garante a integridade dos prazos de entrega aos usuários e pode até resolver problemas internos.
No entanto, ainda assim, alguns pontos necessitam de maior atenção. Em um e-commerce, por exemplo, existem características únicas que precisam ser conferidas e aprendidas por todos que fazem parte da atividade, desde fornecedores e transportadoras, até as empresas de varejo virtual e operadores logísticos. Entre elas:
- Funcionamento 24 por 7, ou seja 24 horas em todos os dias da semana;
- Conjunto de informações disponibilizadas, como localização do produto, comentários e avaliações dos outros consumidores, frete e tempo de entrega;
- Diferença no tempo para entrega de produtos e serviços;
- Diferença nos custos de comunicação e os canais de distribuição;
- Tempo de exposição de marca.
Também é preciso estar a par das etapas de venda do comércio tradicional e do e-commerce. No segundo caso, pode ser feita uma separação entre: preparação do pedido, processamento, confirmação e entrega, resumidamente. A logística e a e-logística envolvem ainda outras atividades, como recebimento e conferência, estoque e rastreamento. A questão é ter clareza no acompanhamento de todo o processo, proporcionando uma boa experiência ao consumidor, além da própria saúde do negócio.
Ofereça uma ótima experiência de compra nos períodos sazonais
Ficar de olho nas exigências dos clientes e nas mudanças de comportamento é fundamental para garantir uma boa experiência de compra nas datas sazonais. Conteúdos inteligentes e informativos, facilidades especiais de pagamento, responsividade para smartphones e simplicidade na navegação são boas práticas. Tudo isso precisa vir de forma transparente e alinhada com os objetivos da empresa.
Melhorar a experiência de compra é sempre um desafio. Mas, se aceito e enfrentado com sucesso, os resultados compensam quaisquer esforços. Seja nas datas sazonais ou no decorrer do ano, é fundamental começar a trabalhar para melhorar a experiência. Para isso, há quatro boas formas de iniciar:
Colocar o cliente no centro de tudo: entender como os compradores percebem suas interações com a empresa e, a partir disso, entregar valor durante essas mesmas interações, criando defensores da marca. Se perguntar continuamente como a experiência de compra está entregando esse valor e criando fidelidade, mesmo com potenciais clientes que não comprarão.
Fazer a caminhada no lugar dos clientes: isso é, entender realmente qual a experiência de compra os consumidores recebem. Para esse fim, uma pesquisa de cliente/comprador é essencial para entender o que o mercado realmente valoriza e o que está sendo vivenciado durante a jornada de compras.
Sem “amnésia do ponto de contato”: uma abordagem omnichannel satisfatória necessita de abordagem integrada.
Continuar aprendendo: execute, avalie e evolua. Continuar aprendendo e impulsionar mudanças é o segredo para oferecer sempre uma boa experiência de compras. Consumir conteúdo de qualidade é uma das formas de se inteirar sobre as novidades do mercado e ter insights para alavancar as campanhas de marketing e as próprias vendas.
Além disso, o relacionamento da marca com o cliente faz parte da conquista e fidelização do consumidor. Boa parte das compras canceladas poderia ser evitada por um canal para solucionar as dúvidas dos clientes, por exemplo. Essa interação pode ser construída a partir de uma comunicação personalizada via e-mail ou por chatbots que conseguem responder automaticamente perguntas sobre produtos.
Adote uma comunicação omnichannel
Já não é novidade que o jeito como as pessoas fazem compras mudou. Hoje, os consumidores visitam livremente o on-line e o off-line, e as marcas precisam criar estratégias totalmente conectadas entre os dois meios, para impactar o cliente até o momento da compra. Para isso, vale se comunicar com os clientes em todos os canais que estão ao alcance da empresa: no mobile, pontos de venda físicos, sites de varejo e, claro, nas redes sociais. Saiba como criar uma estratégia omnichannel.
Outras dicas para se planejar e ampliar o sucesso de vendas dos seus produtos nas datas sazonais
Ter uma estratégia de marketing e comunicação pode criar uma série de oportunidades durante as datas sazonais e também em longo prazo. E isso pode impactar diretamente nas suas vendas e no sucesso que elas podem ter no seu PDV. Por isso, algumas dicas são importantes, como:
- Criar promoções especiais em produtos específicos para criar buzz nas redes sociais e gerar novas oportunidades de venda seja no PDV físico ou digital;
- Dar descontos a clientes que já compraram o seu produto e enviar um e-mail de agradecimento sempre que uma nova compra for feita;
- Separar um orçamento específico para realizar publicidades patrocinadas durante o período das datas comemorativas.
Conte com a Work On para te ajudar
De fato, o planejamento é a base de tudo para o sucesso garantido em vender seus produtos em datas sazonais.[1] E para isso, você pode contar com uma das maiores agências de trade marketing do Brasil.
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Achei que ficou estranho a parte do “sucesso garantido em vender seus produtos”. Poderíamos reformular de uma forma que fique mais amigável?