Work On

Trade Marketing

Você sabe da importância da análise de dados para a tomada de decisões no PDV?

Você sabe da importância da análise de dados para a tomada de decisões no PDV?

Os pontos de venda (PDV) são essenciais para todas as empresas. A entrada do Marketing Digital nos últimos anos no meio mudou a maneira como os empresários e empreendedores olham para o PDV. Agora, ele não é só o local onde seus produtos podem ser distribuídos e sim, um local que pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma campanha de vendas com os seus shoppers. Vamos discutir como uma boa análise de dados, ou a falta dela, pode impactar o seu ponto de venda físico e seu e-commerce.

Como funciona a análise do PDV ? 

Por proporcionar uma oportunidade de coletar uma grande quantidade de dados (organização, valores de venda, tendências do consumidor e suas preferências na hora da compra), o Marketing Digital desempenha o papel principal na interpretação de toda essa informação e na filtragem do que pode ser aplicado e como em cada momento

Com essa análise, a empresa vai contar com muitos insights sobre como o PDV está atuando com os shoppers. E, se baseando nos dados, abre-se a oportunidade de tomar melhores decisões sobre os produtos, promoções, possíveis alterações de preço, além de poder entender melhor cenários e dias em que as vendas poderiam ser otimizadas.

Entendendo o que o shopper gosta!

Ao analisar os dados coletados no PDV, o seu negócio vai contar com toda a informação que precisa para entender as preferências pessoais de cada um de seus clientes e vai ter a chance de criar algo personalizado para as suas próximas experiências com a sua empresa. 

Entender esse comportamento e tendência são cruciais, pois permite que o Marketing Digital seja aplicado para recomendar o melhor para o seu shopper. E isso podem ser promoções, rever as marcas disponíveis para ele, melhores ofertas que ele poderia estar buscando no seu PDV e qualquer mudança que possa fidelizar o cliente e converter mais vendas.

Usar os dados para otimizar o negócio

Uma boa análise de dados também pode otimizar mais o seu negócio. Analisando o fluxo de vendas do PDV e fazendo comprarações com o estoque e a previsão de vendas para os dias e semanas seguintes, sua empresa pode se antecipar em contatar seus fornecedores, analisar o tempo médio que os produtos acabam e até se não precisam ser disponibilizados maiores valores para uma linha de produtos que esteja saindo mais (isso também vale para os produtos que estejam com uma saída menor).

E como  o Marketing Digital contribui com isso?

O marketing digital oferece uma variedade de canais de comunicação que permitem que as empresas coletem dados mais precisos sobre os clientes no PDV. 

Alguns exemplos são:

  • Programas de fidelidade 
  • Pesquisas online;
  • Interações em diversas redes sociais;.

Coletando todos esses dados e criando uma comunicação boa com os clientes e possíveis clientes, o Marketing Digital é fundamental para o crescimento constante do conhecimento da sua empresa sobre seus shoppers e como cada um deles foi fidelizado.

Também pelo marketing digital, você consegue analisar métricas em tempo real se você quiser. Tempo gasto com o PDV, a média de tempo até uma conversão, taxa de rejeição e principalmente taxas de conversão podem ser analisadas e disponibilizadas com velocidade e precisão para que, se necessário, seu negócio possa fazer ajustes no modelo de PDV.

Outros testes e ferramentas que o Marketing Digital pode realizar em favor do seu PDV são:

  • Testes A/B

Nesse teste, são aplicadas várias versões de uma estratégia estabelecida de forma simultânea, para determinar a melhor e mais eficaz delas.

  • Google Analytics

Pode ser usada para  rastrear e analisar o tráfego e com ela você pode entender melhor o que os clientes estão buscando e usar o PDV para tentar converter em vendas com isso.

  • CRM (Customer Relationship Management)

Basicamente estamos falando de um sistema de gerenciamento de relação com seus  clientes que armazena e organiza todas as informações de cada um de seus shoppers. Quanto mais dados, maior a chance de conversão no PDV.

Melhore sua análise de dados e tenha melhores resultados no PDV com a Work On

A análise de dados desempenha um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas no PDV, especialmente quando combinada com o marketing digital. ele pode proporcionar uma coleta de dados precisos, rastrear métricas de desempenho e realizar diversos testes para que seu negócio tenha a estratégia ideal para cada situação. E aqui na Work On, oferecemos essas soluções para o seu negócio e queremos ajudar suas vendas e sua fidelização com o uso correto do PDV. 

Como uma das maiores empresas de trade marketing do Brasil, com anos de experiência e presente em todo o país, focamos em expansão e produtividade para todos os nossos clientes. Queremos criar as melhores estratégias para você conquistar seu shopper e trabalhar para a fidelização dele. Então fale com nossos especialistas e saiba como a Work On pode ajudar você e o seu negócio agora mesmo!

sobre o autor

Tatiana Mano

Diretora Comercial com ampla vivência em prospecção de novos negócios B2B com sólidos conhecimentos em trade marketing, industrias e varejo nacional. Há 15 anos atuando como executiva de vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *