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Como é o processo de recrutamento e seleção de uma empresa de Trade Marketing?

Como é o processo de recrutamento e seleção de uma empresa de Trade Marketing?

Toda empresa quando precisa contratar novos funcionários precisa de um processo de recrutamento e seleção forte, detalhado, bem definido e que busquem, da melhor forma possível, o profissional ideal para a vaga. E, nas empresas de Trade Marketing, isso não é diferente.

Vamos apresentar o passo a passo que todas as empresas deveriam seguir antes de contratar alguém para o seu negócio.

Entendendo as necessidades da empresa

Quando uma vaga surge, ela pode ter surgido por diversos motivos: Aumento da empresa, chegada de clientes novos, a necessidade de um especialista em determinada área, entre outras ações. Então, o primeiro passo para empresa é olhar para si e entender quais as lacunas mais presentes naquele momento e quais ela pode solucionar com novos colaboradores.

É preciso entender as funções e responsabilidades necessárias, além do nível de experiência e conhecimento no Trade marketing para a vaga que será ofertada. Uma vez identificando todos esses fatores, você consegue criar o “esqueleto” do candidato ideal.

Descrever de forma correta o cargo e suas competências

Com o “esqueleto” definido, o trabalho da empresa agora é descrever muito bem essa vaga antes de anunciá-la. Tempo mínimo de experiência, valores, ferramentas e programas que podem ser necessidades obrigatórias ou facultativas e outros cursos e habilidades dentro do trade marketing.

Esse cuidado já acaba sendo usado como um primeiro filtro para os candidatos, pois eles podem precisar ainda de alguma qualificação necessária ou, em outros casos, a vaga pode não atender as expectativas de trabalho de algumas pessoas.

Como e onde divulgar a vaga?

Hoje em dia, graças a tecnologia e a internet, uma vaga pode ser lançada em segundos para o mundo inteiro. Porém, é sempre recomendado que as empresas divulguem a oportunidade de trabalho em canais de recrutamento que tenham uma boa reputação. Claro, algumas empresas também fazem o uso de redes sociais e divulgação indireta de algumas vagas, o que também pode ter valor. Mas, somente sites e canais de recrutamento com experiência poderão te auxiliar em pequenos problemas que podem acontecer durante essa divulgação.

Primeiro contato e triagem dos primeiros candidatos

Com os currículos em mão, começa a filtragem dos candidatos. Nesse momento, a empresa pode recorrer ao “esqueleto” criado no começo do processo e ir eliminando candidatos que não se adequam a todas as condições mínimas da vaga. Vale ressaltar que, mesmo que um candidato seja descartado logo nessa primeira etapa, é bom ter um feedback para o mesmo, para que ele possa entender seu erro e corrigi-lo para qualquer vaga futura.

Uma vez que restarem somente os candidatos que se adequem ao modelo do “esqueleto”, a empresa precisa se organizar para realizar as primeiras entrevistas. É importante que, em casos que o número de candidatos seja alto, que se tenha o cuidado para que todos possam ter chances iguais e tempo suficiente para falar.

No caso do Trade Marketing, é ideal já incluir um profissional da área entrevista, além é claro de um profissional em RH com experiência em recrutamento e seleção. Durante a conversa, esse profissional pode fazer algumas perguntas, enquanto o profissional do marketing digital pode levantar questões sobre habilidades, experiências anteriores na área e até outros questionamentos que o candidato vai precisar lidar em seu futuro dia a dia.

Testes práticos quando necessários

Muitas empresas, de forma correta, começaram a aplicar testes práticos com os candidatos. Em muitas vagas, eles precisam de um conhecimento prévio em habilidades ou técnicas ou em ferramentas de tecnologia, que estão presentes na rotina do trade marketing.

E, essas avaliações são de extrema importância. A empresa já pode identificar pontos positivos e negativos de um candidato, entender a velocidade e cuidado para cada atividade proposta, o interesse dele em entender o que foi pedido e, em alguns casos, identificar que o candidato pode não dominar alguma ferramenta ou técnica que o mesmo informou conhecer anteriormente.

Histórico do candidato

Com os candidatos “finais” definidos, um outro cuidado que pode ser tomado é checar o seu histórico em outras empresas. Essa etapa pode ser muito boa para entender acontecimentos anteriores, o desempenho nessas empresas e até mesmo conhecer mais cada um dos candidatos.

Contratação e adaptação para cada empresa

Após analisar currículos, entrevistas, testes práticos e histórico, a empresa já tem tudo que precisa para tomar uma decisão. Em alguns casos, até podem ser realizados novos contatos com os candidatos, para tirar mais dúvidas e confirmar informações.

E, após oficialmente encerrar o processo seletivo, a empresa precisa tomar uma decisão. Com o candidato ideal escolhido, ele recebe uma oferta oficial e um prazo para decidir se aceita ou não. Caso a resposta seja positiva, se dá início ao processo de integração.

Vale ressaltar que cada empresa e principalmente cada vaga, pode pedir ou sofrer adaptações durante o processo. Prazos, necessidades, cultura da empresa e outros fatores precisam ser levados em consideração quando seu negócio traz um novo funcionário.

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sobre o autor

Tatiana Mano

Diretora Comercial com ampla vivência em prospecção de novos negócios B2B com sólidos conhecimentos em trade marketing, industrias e varejo nacional. Há 15 anos atuando como executiva de vendas.

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