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PDV Trade Marketing

Loja Perfeita: Como alcançar mais produtividade com o Trade Marketing?

Loja Perfeita: Como alcançar mais produtividade com o Trade Marketing?

Um bom gestor na área tem como foco elaborar, organizar e garantir que um plano de Trade
Marketing seja executado de maneira eficiente. Isso implica em desenvolver estratégias e aumento
do sell-out no PDV.

O método da Loja Perfeita pode ser ideal para garantir que a equipe seja produtiva, o planejamento
implementado e que as metas propostas sejam alcançadas. Neste artigo, vamos mostrar como
alcançar mais produtividade utilizando a metodologia através do Trade Marketing.

O que é a metodologia da Loja Perfeita?
Loja Perfeita, Loja Ideal ou Perfect Store é um conceito estratégico aplicado no varejo e na indústria que tende a aprimorar a experiência do consumidor no PDV. Com essa abordagem, é possível criar um ambiente ideal que resulte na melhor experiência para o comprador, estimulando suas compras e fidelizando clientes.

A Loja Perfeita envolve a cuidadosa disposição de produtos, a estratégia de preços adequada e
outras iniciativas que incentivam a interação e engajamento do consumidor. Ela é projetada para
otimizar a disposição de mercadorias no espaço, a fim de influenciar positivamente o comportamento de compra do cliente. Essa metodologia quando bem executada é capaz de gerar resultados significativos.

Como planejar as estratégias para a Loja Perfeita?
O início do planejamento deve levar em conta a compreensão dos estímulos que atraem e
influenciam a decisão de compra do consumidor, sendo este o foco central.

Para uma estratégia sólida é necessário obter:

Presença – Verifica a disponibilidade dos produtos no PDV, a variedade na disposição natural e a
execução geral.

Preço – Avalia se os produtos estão devidamente precificados, etiquetados e se estão dentro dos
limites acordados pela empresa durante as negociações.

Share – Analisa a participação do item SKU na categoria, o espaço ocupado e identifica a quota de
mercado.

Ponto extra – Considera a presença de produtos em locais fora do espaço natural, ativações da
marca e a presença de SKUs em áreas adicionais do ponto de venda.

Após estabelecer essa estrutura operacional, é o momento de direcionar questões relevantes e
definir metas através da estratégia da Loja Perfeita. Leve em conta quais perguntas você gostaria de responder, para quem, onde e por quê. Também como oferecer a melhor experiência para o shopper, quais produtos e ações são mais eficientes para utilizar e quais KPIs você quer obter.

Como a Loja Perfeita aumenta a produtividade?

Para uma produtividade eficiente, é necessário alinhar as expectativas e aprimorar a equipe de
campo para garantir a execução. Logo após, a empresa terá a certeza de que o promotor está
atuando no campo e será necessário compreender melhor como ocorre o trabalho no PDV. Assim é
possível ter uma compreensão sólida sobre a execução, e então direcionar esforços para a
inteligência.

Nesse ponto, sua equipe já compreende as atividades da equipe em campo, sua localização e
métodos de atuação. Agora, é necessário compreender como mensurar essas informações e a
qualidade das decisões baseadas nos dados coletados no campo.

É comum que esse processo envolva um ciclo contínuo de coleta e análise de indicadores. Isso indica que tanto a operação quanto a estratégia da Loja Perfeita estão evoluindo e adquirindo cada vez mais maturidade.

Conte com a Work On para traçar sua estratégia de Loja Perfeita!
A implementação efetiva dessa metodologia aumenta a produtividade, pois alinha as expectativas,
aprimora a equipe de campo e compreende o trabalho realizado no PDV. Se você busca aumentar as taxas de conversão no ponto de venda e o ticket médio da sua empresa, entre em contato com
nossos especialistas e garanta seu controle total do PDV com a Loja Perfeita.

sobre o autor

Tatiana Mano

Diretora Comercial com ampla vivência em prospecção de novos negócios B2B com sólidos conhecimentos em trade marketing, industrias e varejo nacional. Há 15 anos atuando como executiva de vendas.

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