Dicas para Melhorar o Resultado das Vendas no PDV no período do Natal
O Natal é considerado o período de vendas mais promissor para o varejo, sempre com a expectativa de superar as médias de todos os outros meses. Isso se deve a forte tradição que essa data mantém entre os consumidores, impulsionada pelo recebimento do 13º salário, pelas comemorações de Natal e Ano Novo, bem como pelas tradicionais festas de amigo secreto.
Embora o setor de comércio varejista de modo geral saiba do potencial de vendas para esta época, muitas lojas não têm aproveitado corretamente este momento e acabam por perder algumas vendas. Para melhorar o resultado das vendas no PDV durante essa temporada, a Work On separou 10 dicas valiosas:
- Estratégia de marketing e vendas
Um profissional neste momento pode fazer a diferença! Ele conhece o consumidor além da sua área de atuação e está sempre atento às melhores oportunidades. Esse olhar pode desenvolver e divulgar as ofertas dessa ocasião festiva nos canais corretos, alinhado a uma análise estratégica sob o ponto de vista do consumidor, poderá fazer toda a diferença.
- Pré-vendas Natalinas
O bom consumidor se planeja para as compras natalinas na tentativa de garantir melhores preços. A valorização da comunicação no PDV com antecedência é uma maneira de lembrá-lo de que a data está próxima e atraí-los para a loja. Prepare seu PDV ainda no começo de Novembro e tenha como exemplo os supermercados, que já estão vendendo panetones desde outubro, isso é uma estratégia de marketing.
- Decoração Atraente
Crie uma atmosfera festiva no PDV com decorações de Natal atraentes. Use luzes, árvores de Natal e outros elementos decorativos para cativar os clientes e tornar a experiência de compra mais agradável. Utilize o espaço com criatividade e bom senso. Poluição visual afasta clientes.
- Promoções Especiais de Qualidade
Crie um cenário no qual o cliente sinta uma necessidade imediata do produto, estimulando seu interesse em efetuar a compra. Ofereça promoções e descontos atrativos para incentivar as compras de Natal. Isso pode incluir pacotes promocionais, cupons de desconto e ofertas de “compre um, leve o segundo com desconto”.
- Atendimento ao cliente personalizado
Incentive sua equipe a oferecer atendimento personalizado, ajudando os clientes a encontrar o presente perfeito e aconselhando sobre produtos relacionados. Funcionários motivados e bem informados podem fazer a diferença nas vendas.
- Horário Estendido
Considere estender o horário de funcionamento do PDV durante a temporada de Natal. Isso oferece mais flexibilidade aos clientes e pode resultar em vendas adicionais, especialmente nos dias que antecedem o Natal.
- Estoques bem gerenciados
Mantenha um estoque adequado de produtos para evitar rupturas. Nada é mais frustrante para os clientes do que não encontrar o que desejam durante a época do Natal. A falta de organização pode resultar em atrasos no atendimento, o que pode prejudicar a experiência do cliente.
- Campanhas de Marketing Omnicanal
Integre estratégias de marketing omnicanal, como publicidade online, mídias sociais e e-mail marketing, para atrair mais clientes para o PDV. Certifique-se de que suas mensagens de marketing reflitam a atmosfera festiva e as promoções de Natal.
- Pós-venda
Faça um cupom para o cliente com 20, 30% de desconto em determinados produtos para serem usados futuramente. Faça com que ele volte até a sua loja. Em alguns casos, é indicado até um contato mais pessoal, pedindo se o produto atendeu às expectativas, assim gerando mais oportunidades para explorar novas vendas.
- Fale com a Work On
Quando se planeja uma estratégia de marketing para a temporada de Natal, é essencial aproveitar as oportunidades internas do próprio negócio para otimizar as vendas. Isso inclui integrar o tema natalino na comunicação da marca, o que contribuirá para que a empresa seja reconhecida e associada às celebrações festivas. A Work On te ajuda com estratégias para a organização de um PDV que vai alavancar suas vendas neste fim de ano. Entre em contato com a gente!