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KPIs no varejo: Quais as métricas importantes para acompanhar?

KPIs no varejo: Quais as métricas importantes para acompanhar?

No dinâmico mundo do varejo, o uso estratégico dos KPIs, Indicadores-Chave de Desempenho, é fundamental para a tomada de decisões informadas e a maximização do desempenho. Identificar as métricas mais relevantes é um passo importante para otimizar operações e impulsionar o sucesso no competitivo ambiente varejista. 

Esse acompanhamento de métricas é fundamental para que a gestão consiga compreender melhor o desempenho da empresa em determinado período. Para que se obtenha uma compreensão mais profunda do desempenho da empresa em um período específico, é possível uma avaliação precisa dos resultados alcançados, destacando, sobretudo, a necessidade de implementar alterações ou aprimoramentos no planejamento e na execução.

Dado que as decisões estratégicas dependem diretamente dessas métricas, é necessário familiarizar-se com os indicadores-chave se a intenção é promover o crescimento do negócio.

Por que é relevante monitorar as métricas no varejo?

A monitorização das métricas no varejo oferece diversas vantagens. Destacamos algumas delas:

Visão Abrangente da Empresa: Esse acompanhamento proporciona uma compreensão ampliada do negócio, identificando tanto suas principais deficiências quanto suas maiores qualidades.

Satisfação dos Clientes: A análise dos resultados permite o desenvolvimento de estratégias para mitigar problemas como altas taxas de rejeição por parte dos clientes, contribuindo para um atendimento mais eficiente e satisfatório.

Conversão de Vendas: A satisfação do cliente, resultante das estratégias desenvolvidas, aumenta a probabilidade de fidelização, assegurando vendas recorrentes e um crescimento na conversão de vendas.

Profissionalização da Gestão Empresarial: As métricas proporcionam uma vantagem competitiva ao permitir uma gestão mais profissionalizada, facilitando tomadas de decisão mais embasadas e eficazes.

Conheça 5 indicadores indispensáveis para o mercado do varejo

  1. Taxa de Conversão

A taxa de conversão mede a proporção de visitantes que realizam uma compra. Essa métrica serve para avaliar a eficácia das estratégias de marketing, layout da loja e a qualidade do atendimento ao cliente. De maneira indireta, esse dado evidencia a eficácia da equipe de vendas em transformar visitantes em clientes concretos.

A métrica de conversão em compras fornece ao gestor do negócio uma compreensão real da atividade da loja. A presença constante de visitantes não garante conversões, sendo vital monitorar esse indicador, uma vez que meros espectadores não contribuem para o aumento da receita. O foco aqui está na concretização de aquisições.

  1. Ticket Médio

O ticket médio representa o valor médio gasto por cliente em uma única transação. Monitorar essa métrica é preciso para ajustar estratégias de precificação, promoções e cross-selling.

Essa métrica proporciona a compreensão do valor médio que os clientes gastam em cada compra realizada em sua empresa e permite analisar se os compradores estão optando por produtos mais caros ou adquirindo quantidades maiores, oferecendo insights valiosos sobre o comportamento do consumidor.

Um ticket médio de baixo valor indica a necessidade de implementar estratégias para otimizar as vendas, como as técnicas de cross sell e upsell. Esse cenário também aponta que, se a empresa comercializa produtos de menor valor, é essencial atrair um volume considerável de clientes para manter a saúde financeira do negócio.

Além disso, o ticket médio pode ser utilizado para comparações, por exemplo, durante datas sazonais, proporcionando uma visão mais abrangente do desempenho em períodos específicos.

  1. Satisfação dos Clientes

A mensuração da satisfação dos clientes é essencial para avaliar a qualidade do atendimento e a eficácia das estratégias adotadas no varejo, podendo estar relacionada tanto à precificação quanto ao processo de venda.

Dado que se trata de um indicador mais subjetivo, diversas pesquisas específicas são empregadas para descobrir o nível de satisfação dos clientes. Uma das mais amplamente utilizadas é o Net Promoter Score (NPS), escolhida principalmente por sua simplicidade.

O que é o NPS?

Essa pesquisa resume-se à seguinte pergunta: “Em uma escala de zero a dez, o quanto você recomendaria nossa empresa a um amigo?”. O consumidor responde selecionando seu nível de satisfação, variando de 0 a 10. Cada número possui uma interpretação específica. Quanto mais baixa a nota, menor é a satisfação do cliente. 

  1. ROI

O Retorno Sobre o Investimento ou ROI, refere-se ao lucro obtido em relação ao montante investido. Esse indicador pode estar relacionado ao marketing geral da empresa ou ser calculado para uma campanha específica.

No contexto varejista, o ROI é essencial para avaliar se ações específicas estão impactando positivamente nos resultados da empresa. A expectativa é que o lucro proveniente do investimento seja significativamente maior do que o custo envolvido.

Para obter um valor mais preciso, é necessário considerar todo o valor financeiro gerado como resultado do investimento avaliado.

  1. Margem de Lucro Bruto

Avaliar a margem de lucro bruto permite compreender a rentabilidade das vendas, descontando apenas os custos diretos associados aos produtos. Essa métrica é essencial para decisões estratégicas de precificação e compras.

Diferente do faturamento total da empresa, essa margem permite saber qual foi o valor do lucro obtido com as vendas. Para saber quanto se lucrou, é preciso excluir custos relativos ao próprio produto e aqueles gastos de despesas operacionais. 

A partir da margem de lucro, fica mais fácil identificar se os resultados do negócio são sustentáveis, afinal, é preciso que ela seja alta. É por meio dela que se consegue precificar um produto ou um serviço que está sendo comercializado, assim como realizar uma oferta.

Estratégias para KPIs no varejo, conte com a Work On

Ao adotar e analisar esses KPIs de forma contínua, os varejistas podem ajustar estratégias, aprimorar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência de compra mais alinhada às expectativas do cliente, contribuindo para o sucesso sustentável no competitivo setor varejista. Alinhe as estratégias da sua empresa com os especialistas da Work On. 

sobre o autor

Tatiana Mano

Diretora Comercial com ampla vivência em prospecção de novos negócios B2B com sólidos conhecimentos em trade marketing, industrias e varejo nacional. Há 15 anos atuando como executiva de vendas.

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