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Como o comportamento do consumidor influencia o Trade Marketing?

Como o comportamento do consumidor influencia o Trade Marketing?

No universo do Trade Marketing é cada vez mais importante a coordenação entre fabricantes e revendedores na satisfação das necessidades dos consumidores. Essa colaboração conjunta é essencial para manter os clientes satisfeitos e beneficiar toda a cadeia produtiva com o aumento das vendas.

A compreensão do comportamento do consumidor influencia diretamente as estratégias e táticas adotadas pelos profissionais de marketing e vendas para impulsionar as vendas e a visibilidade de produtos no ponto de venda.

Como compreender a maneira como o consumidor se comporta? 

Um ponto de venda com funcionários treinados e dedicados a compreender o consumidor pode gerar informações essenciais sobre o comportamento dele. Além disso, há extensas pesquisas voltadas para a análise das tendências globais de consumo, e é fundamental estar atualizado sobre esses estudos.

Dentre as tendências frequentemente destacadas, incluem-se a crescente busca por personalização, tanto em produtos quanto no atendimento, a procura por itens e marcas que promovem valores como sustentabilidade e preservação ambiental, e uma demanda cada vez maior por transparência nas ações das empresas.

Como este comportamento influencia na hora da elaboração de estratégias? 

Compreender o comportamento do consumidor ajuda as equipes de Trade Marketing a identificar segmentos de mercado específicos. Isso permite a adaptação de estratégias de promoção, precificação e exposição no ponto de venda de acordo com as necessidades e preferências de diferentes grupos de consumidores.

A forma como os consumidores interagem com os produtos no ponto de venda é crucial. Entender o comportamento de compra, como a decisão de compra impulsiva ou planejada, permite otimizar a disposição dos produtos, garantindo uma experiência positiva que incentive a compra.

É necessário também compreender os canais de distribuição corretos. Se os consumidores preferem comprar online, por exemplo, as estratégias de Trade Marketing devem se concentrar em otimizar a presença e a visibilidade dos produtos nesses canais.

Através do fornecimento de dados, conquistamos insights valiosos que podem ser analisados para identificar tendências, padrões de compra e preferências. Essa análise orienta as decisões, permitindo ajustes rápidos e eficazes nas estratégias conforme as mudanças no mercado.

Na Work On produzimos estratégias baseadas no comportamento do consumidor 

Como vimos, o comportamento do consumidor é um fator crítico que influencia todas as facetas do Trade Marketing, desde a segmentação e posicionamento até a execução de estratégias no ponto de venda. Na Work On, temos entendimento profundo desse comportamento que permite uma abordagem mais precisa e eficaz na busca por maximizar as vendas e a satisfação do cliente. Entre em contato com a gente.

sobre o autor

Tatiana Mano

Diretora Comercial com ampla vivência em prospecção de novos negócios B2B com sólidos conhecimentos em trade marketing, industrias e varejo nacional. Há 15 anos atuando como executiva de vendas.

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