Qual a importância da Pesquisa de Mercado e Coleta de Dados para o Trade Marketing?

A Pesquisa de Mercado fornece informações valiosas que ajudam a entender o comportamento do consumidor, as tendências de mercado e a eficácia das estratégias de marketing e vendas. Para o Trade Marketing, que se concentra nas relações entre fabricantes, varejistas e consumidores no PDV, essa pesquisa é fundamental para otimizar as operações e maximizar o desempenho.
Esse processo envolve a coleta de dados para avaliar se um produto ou serviço específico atenderá às necessidades dos clientes em uma região ou segmento de mercado específico. Por meio de pesquisas eficientes, a empresa pode adquirir insights valiosos sobre seus concorrentes, mudanças econômicas, características demográficas, tendências e detalhes sobre os padrões de gastos de seus clientes. Todos esses propósitos servem para orientar as estratégias e ações de trade marketing, resultando em um aumento da eficiência das decisões.
Já a coleta de dados possibilita a retenção e análise de informações cruciais sobre seu público-alvo e clientes já existentes. Ao dispor dos dados apropriados, não será necessário adotar uma estratégia extensa e agressiva para atrair potenciais consumidores.
A coleta de dados desempenha um papel vital no marketing, pois permite direcionar investimentos para aqueles com maior probabilidade de conversão, baseando-se na análise dos dados relevantes que foram obtidos.
Por que fazer Pesquisa de Mercado no Trade Marketing?
Entendimento do Público-Alvo
A pesquisa de mercado ajuda a identificar e compreender o público-alvo, suas necessidades, preferências e comportamentos de compra. Entender as preferências, linguagens, gatilhos, prioridades e atrativos que mais influenciam os clientes é necessário para aprimorar o trade marketing. Nesse contexto, dados demográficos e comportamentais orientam modificações que têm o potencial de influenciar o consumidor a escolher seu produto.
Algumas das ações de Trade Marketing podem ser implementadas nos próprios designers de embalagens e atributos dos produtos, na configuração e estratégias de merchandising nos PDVs e canais de venda e até mesmo na precificação e opções de pagamento.
Análise da Concorrência
A pesquisa permite a análise da concorrência, incluindo preços, promoções e posicionamento de produtos. Se conduzida por ferramentas apropriadas de inteligência de mercado, torna-se extremamente útil para análises comparativas.
É possível rastrear dados sobre a natureza e quantidade de produtos e serviços comercializados por empresas em uma determinada região. Com essas informações, sua empresa terá a capacidade de compreender a configuração do cenário de serviços e comércio local, refinando suas decisões em planejamento, marketing e vendas.
Redução de custos para seu negócio
Compreender a demanda do mercado e os preços praticados pelos concorrentes auxilia na otimização e definição de preços competitivos. Reduzir os custos em sua empresa é uma possibilidade por meio da pesquisa de mercado.
Ao realizar pesquisas antes de lançar um produto, é possível identificar potenciais riscos e desenvolver soluções antecipadamente. A implementação de um modelo de otimização de território permite analisar o potencial de cada mercado, considerando suas características e tamanho. Isso assegura um maior alinhamento e equilíbrio de esforços e potencial entre eles, resultando, por conseguinte, na redução de custos.
Qual a importância da coleta de dados dentro do Trade Marketing?
Não muito diferente da Pesquisa de Mercado, a coleta de dados contribui para a eficácia e sucesso das estratégias, pois permite uma análise aprofundada do comportamento do consumidor no ponto de venda. Informações sobre preferências, padrões de compra e interações com produtos auxiliam na adaptação das estratégias para melhor atender às necessidades e expectativas do público-alvo.
Através dos dados coletados, as empresas têm valiosos insights que embasam decisões estratégicas. Compreender as tendências de mercado, a eficácia de promoções e a dinâmica da concorrência permite que as decisões sejam tomadas de forma mais informada e precisa. Ao analisar dados de vendas e desempenho, por exemplo, as empresas podem otimizar o mix de produtos oferecidos. Isso envolve a identificação de produtos mais populares, ajustes e introdução de novos produtos que atendam às demandas do mercado.
Além de permitir uma abordagem mais personalizada no desenvolvimento de estratégias, como a segmentação com base em dados demográficos, comportamentais e geográficos, garantindo que as mensagens e promoções sejam mais relevantes para diferentes grupos de consumidores. Assim, as empresas atingem sucesso em suas estratégias de merchandising, na disposição de produtos nas prateleiras, apresentação visual e até mesmo em promoções no ponto de venda.
Como colocá-las em prática com sucesso?
A eficácia da pesquisa de mercado e da coleta de dados estão intrinsecamente ligadas ao seu planejamento. Qualquer equívoco nesse processo pode direcionar estratégias e ações para longe do sucesso. É importante também ter uma análise isenta de vieses, direcionamentos ou interpretações subjetivas, a fim de proporcionar uma visão realista do mercado. Contudo, isso não implica restringir a avaliação aos resultados gerais. Recortes demográficos tendem a evidenciar distintos comportamentos ou interesses, demandando abordagens igualmente diferenciadas para cada grupo.
Para obter sucesso nesses processos é fundamental ter uma empresa de Trade de Marketing que auxilie com eficiência nas Pesquisas de Mercado e nas coletas de dados. Conte com a expertise da Work On para resultados mais assertivos nas suas estratégias. Fale com nossos especialistas.