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Business Intelligence: como essa expertise atua na visibilidade e resultados no trade marketing

Business Intelligence: como essa expertise atua na visibilidade e resultados no trade marketing

Saber como aproveitar o potencial do business intelligence no trade marketing é uma habilidade que pode fazer toda a diferença para a sua empresa, trazendo resultados altamente positivos.

Contudo, se você ainda não está familiarizado com essa expertise e como a inteligência de mercado atua na visibilidade e resultados do seu negócio, este conteúdo vai te ajudar a ficar por dentro do assunto.

Em nosso blog de hoje, vamos começar traçando um panorama sobre os impactos da tecnologia no trade, passaremos pelas vantagens de utilizar o BI e como entender o seu negócio, além de passar pela sua efetividade e importância das métricas. Por fim, vamos compartilhar dicas valiosas para otimizar o planejamento de suas ações no PDV. Confira!

A evolução da tecnologia e seu impacto no trade marketing

O avanço da tecnologia, bem como o surgimento de ferramentas cada vez mais funcionais e interativas, vem promovendo transformações em todos os tipos de empresa e segmentos de mercado. E quando falamos em trade marketing, a dinâmica não é diferente.

Hoje, muitas atividades que antes eram realizadas manualmente já podem ser executadas de forma automatizada, como a análise da disposição dos produtos no PDV ou a realização de pesquisas junto ao público consumidor.

Com o suporte de softwares específicos, todo o processo de coleta e monitoramento de dados passa a contar com muito mais agilidade e praticidade, permitindo que as empresas possam calcular os seus índices de performance e o retorno dos investimentos (ROI), com eficácia.

Um desses avanços passam pelo BI e a forma como você implementa isso no seu negócio. Ao analisar diversos indicadores relacionados à gestão de rotina, você consegue aumentar a visibilidade e resultados para seu negócio.

Quais as vantagens de utilizar estratégias de business intelligence no trade marketing?

O business intelligence tem o objetivo de integrar e processar um alto volume de dados para transformá-los em informações que contribuam com a realização de projeções e com o planejamento estratégico da empresa.

Ao apostar na integração do BI com as ações de trade, é possível conquistar uma série de benefícios, como:

  • Tomada de decisões com base em dados e indicadores valiosos;
  • Desenvolvimento de estratégias no PDV mais assertivas;
  • Aumento da produtividade e da integração entre os times;
  • Otimização das atividades e redução de falhas;
  • Agilidade para a mensuração dos resultados.

Como entender o seu negócio com business intelligence

Business intelligence é o processo de transformar dados em informação e, através da descoberta, transformar informação em conhecimento. Ou seja: se essa transformação não levar ao conhecimento, não é considerado BI. Ele pode ser dividido em três pilares principais: negócio, gestão e tecnologia. Confira:

Negócio: é sobre conhecer o cliente e as respectivas necessidades, como ele se posiciona e como atua.

Gestão: envolve a gestão da equipe, ao proporcionar alternativas de monitoramento e controle.

Tecnologia: é ter ferramentas relevantes ao negócio, que agreguem valor à estratégia e melhores os resultados.

É muito importante que um gestor, mesmo não estando na ponta dos canais de vendas, conheça os clientes do próprio negócio e como conquistá-los para concretizar uma venda. Essas informações têm relevância significativa no contexto das operações de trade marketing.

A efetividade da business intelligence

O termo business intelligence se refere ao processo de organização, coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de informações e transformá-los em ações relevantes que possam ser usadas no dia a dia da organização. Com ela, os times de campo capturam os mais variados indicadores no PDV, como ruptura, estoque virtual, validação de pontos extras, precificação, ações da concorrência entre outros.

Depois disso, os dados são compilados em relatórios para que o gestor da área juntamente com o BI, possam avaliar e traçar estratégias. Afinal, pouco adianta cobrir os PDVs com grandes equipes e coletar todas as informações se a empresa não estiver preparada para as análises e saber como organizá-las para transformar isso em resultados.

O trabalho de BI envolve basicamente projeções e planejamento de estratégias, auxiliando no melhor direcionamento da empresa em determinado segmento e antecipando a tomada de decisões. E a agilidade na tomada de decisão é fundamental no sucesso das operações de trade marketing.

O trabalho de business intelligence é de fundamental para transformação de dados em indicadores efetivos, importância para a assertividade das ações de trade marketing e, consequentemente, para o resultado de vendas.

A importância das métricas no trade marketing

As ações de trade marketing tem como desafio alavancar as vendas no sell in e, principalmente, no sell out, impactando diretamente os resultados da indústria e do varejo . Para isso, a disponibilização de informações estratégicas e a consolidação de uma gestão inteligente são de extrema importância.

E aí é que entram os KPIs. Eles servem para medir a efetividade de processos internos e resultados de mercado. As informações geradas pelos KPIs colaboram para que a empresa alcance seus objetivos, afinal, as estratégias de negócio são orientadas por métricas e estas, por sua vez, são baseadas em dados e informações.

Especificamente no trade marketing, além da definição dos indicadores, é de extrema importância definir o método para calcular o ROI, entre outros aspectos da operação. A má gestão destes indicadores pode gerar uma interpretação equivocada do desempenho da execução.

Quanto ao retorno sobre investimento, cada organização acaba adotando diferentes metodologias para o cálculo. Mas o importante é que ele reflita a relação de custo x benefício do ponto de venda.

E o que devemos lembrar é que é possível tornar as informações mais precisas com o uso de uma boa ferramenta de tecnologia nas operações de trade marketing. Para isso também serve o BI.

Utilize a business intelligence nos 3 níveis de planejamento de trade

Agora que você já sabe mais sobre o potencial do business intelligence para suas estratégias de PDV, vamos falar sobre como implementar o BI nas diferentes etapas do seu planejamento de trade.

Nível estratégico

Essa primeira etapa está ligada a uma visão mais macro do negócio. Por isso, inclui aspectos relacionados ao posicionamento da marca em seu segmento e às decisões de longo prazo que vão trazer impactos para o futuro da companhia.

Por afetar a performance da empresa como um todo, o planejamento de nível estratégico é uma responsabilidade exclusivamente associada aos gestores e à diretoria corporativa. Nesse caso, as ferramentas de business intelligence entram em cena para identificar tendências e movimentações de mercado, permitindo que os líderes possam se preparar de forma adequada para enfrentar os novos desafios com sucesso.

Nível tático

Também chamado de analítico, o nível tático está relacionado a departamentos mais específicos da empresa, com foco no estabelecimento de metas de médio prazo para assegurar que os objetivos estabelecidos no nível estratégico sejam colocados em prática com sucesso.

Nessa etapa, o BI fornece aos gerentes e líderes de cada setor informações sobre o desempenho dos times e identifica possíveis falhas ou pontos de melhoria nos processos, permitindo o investimento em ações importantes como treinamentos e atualização de equipamentos e infraestrutura.

Nível operacional

Por fim, o nível operacional define as ações mais pontuais e de curto prazo da empresa, como estabelecimento de cronogramas e rotinas corporativas, definição dos profissionais que vão compor os diferentes times, bem como as responsabilidades e prazos para realização das atividades definidas em etapas anteriores do planejamento.

Por serem mais práticas e setoriais, as decisões desse nível são geralmente tomadas pelos técnicos e analistas, que utilizam os recursos de BI para organizar informações e acompanhar os processos em tempo real de uma forma muito mais ágil e eficiente.

Conte com a business intelligence da Work On

Seja qual for o perfil da sua empresa, contar com as ferramentas tecnológicas mais adequadas é essencial para estabelecer uma estratégia de vendas de sucesso. Na Work On, nós investimos em produtividade com inteligência e inovação.

Se você quer garantir o aumento da visibilidade e dos resultados da sua empresa e gostou de saber mais sobre o potencial da BI no trade marketing, aproveite para conhecer as soluções da Work On para você e transforme os seus resultados. Fale com nossos especialistas agora mesmo!

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